quinta-feira, 24 de agosto de 2006

"Não fui eu" - diz Mantega !

No governo petista a oração negativa tornou-se regra - praticamente um mantra - e foi assim que o ministro da fazenda Guido Mantega ao afirmar "não fui eu" quis se justificar diante do aumento da carga tributária no exercício de 2005. Acrescenta Mantega :- "talvez tenha sido um erro", para em seguida destacar "do governo". Assim como ocorre quando o presidente Luiz Ignácio afirma que "não sabia de nada" e "não viu nada", o ministro da fazenda chega a insinuar que o governo petista é uma coisa distante da sua pessoa. Esquece o economista (?) Guido Mantega que no contexto administrativo é apenas um instrumento, cuja relevância está inserida nas ações do seu ministério e do governo a que está subordinado. Sua individualidade está circunscrita à sua vida pessoal e familiar - a profissional atualmente está vinculada às ações governamentais. Seu cargo é político - de livre escolha, provimento precário e demissível ad nutum - portanto, não há que se jactar como percursor e orientador da política econômica do governo - é apenas o executor - que não se iniciou após sua nomeação para o cargo e deve assumi-la não só nos acertos, mas também em seus equívocos e erros. Como diz o dito popular:- "quando se casa com uma viúva bonita, também se obriga a cuidar dos filhos dela". A vida é assim Dr. Mantega ! Como diz o meu filho Solano:- "...cada um com seus problemas..." !

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados.