quarta-feira, 30 de agosto de 2006

MUDANÇAS SÃO SEMPRE SAUDÁVEIS

Como experiência pessoal, profissional e familiar, as mudanças são sempre saudáveis e, geralmente, nos trazem novas motivações, ao mesmo tempo que nos fazem desfazer de velhos hábitos e das tralhas que vamos acumulando pela vida.

A maioria das pessoas não gostam, preferem permanecer em seus nichos, preservando o que é bom do nosso cotidiano - incluindo, lugares, pessoas, costumes e coisas. Outras, infelizmente, apenas se acomodam no marasmo de uma rotina repetitiva e desgastante, sem maiores perspectivas até mesmo no campo profissional.

Como exemplo vamos recuperar as últimas inovações administrativas, na área da segurança pública, que a cidade de Piracicaba recebeu nos últimos tempos.

A Polícia Militar sediando um novo comando de área, logo deu asas à criatividade, constituindo um corpo de policiais femininos para prevenir e acompanhar os crimes contra as mulheres e crianças. Ao lado disso, pesquisou e catalogou nada menos que 33 integrantes do PCC em sua região administrativa, logicamente para mantê-los sob observação e controle.

Enquanto isso, a Polícia Civil - ainda com seu novo departamento engatinhando - logo efetivou o seu delegado seccional, com vista a implementar dinamismo em sua atuação operacional.

Os sinais de mudança são evidentes e ensejam novas expectativas. O próprio noticiário policial, tem revelado expressivas realizações no campo preventivo e repressivo. As delegacias especializadas, como representando uma competição saudável têm se revezado em operações exitosas.

Ao contrário da Polícia Militar, que desfruta de boa estrutura física - fruto do trabalho e empenho de sucessivos comandantes - a Polícia Civil, já de longo tempo, vem sofrendo com as dificuldades para acomodação de seus unidades. Em geral utilizam-se de prédios adaptados e que, em geral, não oferecem condições satisfatórios de funcionalidade para a complexa atividade relacionada com a polícia judiciária e outras atribuições da corporação.

Não poderia deixar de enfatizar uma admiração espontânea pela Guarda Civil de Piracicaba - sempre presente e colaborativa, mesmo prescindindo da indispensável e sempre buscada atribuição constitucional. Sua atuação tornou-se indispensável, no âmbito do município de Piracicaba, para o sucesso de qualquer programa ou operação policial - tanto no serviço preventivo, como na repressão !

Certamente, o que as três corporações possuem de mais valioso e, imprescindível para os seus misteres, é o conjunto de policiais que as compõe. Com raras exceções, seus quadros são compostos de profissionais da mais alta capacidade, homens de bem e cidadãos honrados, em sua expressiva maioria imbuídos da dignidade e responsabilidade que seus cargos lhes conferem.

Na medida do possível, mesmo não contando com os meios necessários; muitas vezes sem a orientação e retaguarda segura do seu corpo diretivo e nem sempre recebam o reconhecimento da comunidade, permanecem em seus postos e prontos a oferecer o melhor de seus esforços - até mesmo a saúde e a vida - para garantir a segurança pública, em seu sentido mais amplo !

As mudanças são saudáveis e sempre bem vindas, mas esse pessoal merece o nosso respeito e admiração !

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados.