quarta-feira, 23 de agosto de 2006

André Beer - ao contrário do título do texto . . .!

Na condição de usuário do produto Volkswagen, venho acompanhando com alguma curiosidade a démarche das negociações entre a direção da VW - São Bernardo e a direção do Sindicato dos Trabalhores daquela fábrica (leia reportagem da folha). Primeiro, constato que essas lideranças buscam representatividade num contexto mais abrangente, composto pela CUT Partido dos Trbalhadores. Portanto, seu foco não se restringe aos empregados e trabalhadores da Volkswagen e/ou indústria automobilística, já que transformam essa representação em poder politico - com força para eleger até memo o presidente da república. Com isso, acabam perdendo o foco e, principalmente a sensibilidade para detectar problemas - considerados menores - que afligem diretamente a pessoa de seu filiado. Deve se reconhecer as conquistas trabalhistas - sempre relacionadas com direitos e melhorias salarias - que os trabalhadores da indústria automobilística obtiveram nos últimos 40 anos. Agora, ao contrário do sugerido pelo título da matéria, a Volkswagen precisa - para sua sobrevivência - de readequar essa relação entre patrão/empregado. Por conta do risco de sua atividade - que é só dela - a direção da VW se vê pungida a adotar medidas extremas para resguardar a viabilidade dos seus negócios. Esse é o custo do sistema capitalística em que vivemos. Se foi bom em outros momentos - pleno emprego e remuneração ascendente - agora é preciso equilíbrio e tranqüilidade para suportar passagem adversa. Não se trata de simples resignação, mas discernimento suficiente para compreender a medida - outras unidades já o fizeram - e por meio de negociação minimizá-la de tal forma que se dissipe no transcorrer do tempo que a crise perdurar. O confronto - proposto pela liderança sindical, tomando os trabalhadores apenas como massa de manobra - não reduzirá as perdas anunciadas, podendo apenas agravá-las. Por último, o próprio André Beer não descarta a necessidade de fechamando de uma das fábricas da Volkswagen do Brasil. As dificuldades eventuais, igualmente poderão ser dispersada no decorrer da diminuição - e transferência - de suas atividades.

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