quarta-feira, 5 de março de 2008

A simplicidade e eficiência do Sd. Jacinto

O esmero com o uniforme. Sapatos sempre engraxados, metais brilhando. Barba feita e cabelos aparados. O quepe ainda era um acessório obrigatório no traje do Policial Militar e destacava o garbo na apresentação do soldado Jacinto - /* como o soldado Brasil, personagem da singela novela “Desejo Proibido”, exibida por volta de 18:00 hs., também é um afrodescendente.*/

Jacinto, embora dedicado ao seu ofício e fiel cumpridor das missões que lhe eram confiadas, nunca perdia a calma e a mansidão, fruto da criação no meio rural – /como a maioria da população brasileira/ - muitas vezes não compreendidas por seus superiores e confundida com alguma limitação no seu nível de compreensão e discernimento.

Não me lembro de tê-lo visto sentado, ainda que nos intervalos do seu turno de guarda na cadeia pública. Parecia estar sempre pronto a perfilar-se para saudar um graduado com a pertinaz continência. Com isso, a par de sua simplicidade, estava sempre atento e observando com acuidade incomum o que passava nos corredores e circunvizinhança da unidade policial. É verdade que muitas vezes, sua imaginação fértil, criava situações inverossímeis, que não hesitava em descrever como
possíveis de ocorrer.


Suponho que vivia com os pais, já bem idosos. Apesar da idade, era um policial experiente, já contava com três ou quatro qüinquênios, havia apenas um assunto que o incomodava. Esquivava-se de falar de sua vida amorosa. Quando indagado sobre namorada, ao contrário do Sd. Brasil, logo se esquivava do assunto, justificando sua responsabilidade com os pais e dissimuladamente abandonava a conversa.

Sua retidão na vida profissional e particular deve ser reconhecida e sempre destacada como sua principal qualidade. Apesar de contar com alguma reserva de seus pares e, principalmente, dos seus superiores - /*trago na lembrança seu caminhar lento e seguro pelos corredores da cadeia, compenetrado na vigilância ou integrando, com seu porte altaneiro, o corpo de policiamento em campos de futebol - */não há como negar/* */que cumpria as ordens e as exercia com exagerado cuidado.

A simplicidade, sua aparência calma e singela, longe da figura caricata, atabalhoada e completamente atrapalhada do personagem Sd. Brasil, certamente levaram a carreira do Policial Militar Jacinto a um desfecho digno - / /*aliás*/, //* não tenho registro da ocorrência de fuga de preso durante o seu turno de serviço, tampouco a prática de algum ato que o desabonasse como Policial Militar*/* * - sempre dedicado aos valores da sua corporação e exemplo de superação, dedicação e honestidade !

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados.