terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Dinheiro do "Tonico Lista"

Quanto leio que o Jacinto Ferreira de Sá adquiriu as terras de dona Escolástica Fonseca e que parte dessa área acabou dando origem à cidade de Ourinhos, sou tomado pela curiosidade - ou seria indignação? - voltada para buscar a verdade dos fatos. Consta que o dinheiro seria do "Tonico Lista", chefe do PRP, sempre disposto a estender os seus domínios políticos para toda região. Aliás, a atuação política dessa figura execrável haverá de ser melhor contada. Lembro que meu avô Aureliano Antônio Gonçalves, foi alvo da sanha assassina dos capangas de "Tonico Lista". Acabou depois integrando o Partido Democrático, criado por intelectuais paulistas, para fazer frente aos demandos do PRP. Felizmente, estão surgindo informações como a do fazendeiro Hermínio da Cunha Campos, que contribuirão para restabelecer a verdade histórica. "Tonico Lista" foi um homem sem escrúpulo, conquistador barato - dona Guilhermina teria sido assediada ainda com o marido morimbundo - que dominou a região sob a égide do terror. Outras versões haverão de surgir, inclusive sobre o assassinato do indigitado cidadão.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Noel se puder me reponder esclarecera uma duvida e tanto quem foi Fernando Foschini no qual o senhor Tonico Lista suspostamente foi acusado de assassinato desde de ja agradeço


Daniel Fernando Foschini
contato :delfoschini@ig.com.br

Anônimo disse...

Caro Sr. Noel.
Conheço razoavelmente bem a história de Tonico Lista, pois, seu genro e produtor do livro de autoria de meu falecido sogro José Rcardo Rios, cujo titulo é: Coronel Tonico Lista, o perfil de uma época. Tenho muitos dados sobre o tema, porém são poucos os que conhecem e se interessam por histórias como essa. Gostaria de trocar informações.

Um abraço.

Anônimo disse...

quando li recentemente sobre tonico lista fiquei empolgado, cresci ouvindo de meu querido vovô histórias sobre santa cruz, sodrélia e outros lugares e personagens. ainda que sempre tenha acreditado no que ele me contava, é emocionante ouvir ou ler de outras fontes que confirmam tudo que ele sempre me falou.a cerca de 30 dias estive aí, conhecendo sodrélia, sua terra natal e, infelizmente não encontramos ninguen que conhecesse
os personagens dos anos 20 e 30.
meu avô nasceu em 1918, está firme e com muita vontade de conversar com pessoas de seu tempo.ele mora em assis, o que facilita pela proximidade, se alguem tiver ou conhecer alguem que tenha cerca de 90 anos, como meu avô, por favor entre em contato. saulopcabral@yahoo.com.br

Anônimo disse...

residi na Fazenda Figueira, onde nasci em 1948, e ouvi algumas histórias do Tonico Lista. Gostaria de saber se alguém já publicou algo à respeito e como obter essas informações.
desde já agradecido
jamir.giacomini@bol.com.br

Mauro celso Vieira Regis disse...

Olá! Sou tataraneto do coronel Tonico Lista, gostaria de trocar informações. Segue meu email maurocelsovr@hotmail.com

Unknown disse...

Olá sou bisneto de Francisco Evangelista da Silva, filho bastardo de Antonio Evangelista da Silva (Coronel Tonico lista), queria saber mais a respeito de sua história, se possível, queria adquirir um exemplar desse livro, meu nome é Paulo Cezar da Silva , meu Email é elitesecuritycontroledeacesso@hotmail.com por gentileza quem tiver informações entre em contato.

Todos os direitos reservados.