domingo, 17 de fevereiro de 2008

Os filhotes do Conte Lopes!

Para quem não sabe, Conte Lopes foi oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, teria integrado a ROTA e outras formações amestradas para o confronto e tomou como lema em sua campanha política a expressão:- "bandido bom é bandido morto". E com isso, vem se reelegendo deputado estadual - continua jactando-se do número de mortes que realizou. Evidente que a orientação militar da polícia uniformizada estadual colaborou para que segmentos da corporação tomasse o policiamento preventivo, que lhe cabe por regra constitucional, como operação de guerra, onde a morte do oponente não está descartada - em alguns casos é até programada. Ainda assim, o espírito humanista e o respeito às regras estabelecidas prevalecia e os filhotes do Conte Lopes eram mantidos sob controle - muitos acabaram afastados da atividade fim e precisaram se adequar ao rigor do Regulamento Disciplinar. Como sempre ocorre em situações como essa, a erva daninha foi disseminada pelas unidades da Polícia Militar. Os famigerados autos de resistência - ao invés de homicídio qualificado - tornaram-se regras para definir as mortes de suspeitos em confrontos com a polícia. A versão do confronto e da reação - legítima defesa ou exercício regular de um direito - ainda que falsos e claramente simulados prevaleceram ou simplesmente passaram a ser tolerados, não só pela autoridade policial, como também pelo Ministério Público e Poder Judiciário. Lembram-se que o governador Mários Covas foi espirraçado quando afastou os policiais envolvidos em mortes - a própria corporação subverteu essa medida. Assim, primeiro a formação militar, depois o incentivo para o confronto e por último a tolerância acabaram por ver adotada a filosofia Conte Lopes. Cada guarnição, a seu bel prazer passou a estabelecer as regras e formas de agir - ou melhor - executar suas vítimas. Agora, quando alguns corajosos e abnegados oficiais tentam retomar a boa-causa, reprimindo esses grupos - sucessores do famigerado esquadrão da morte - encontram feroz resistência e são intimidados até mesmo com a morte - outros preferem homisiar em unidades do interior e muitos se acomodam no conforto da desídia. Resta o consolo de saber que em outros tempos, apenas um promotor de justiça enfrentou e fez cessar a ação de um grupo de matadores - de aluguel ou não - certamente mais poderoso que esse incrustado na Polícia Militar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Sr. Noel Gonçalves,

Eu não sou um dos filhotes do Conte Lopes conforme declara no título deste post, porém, sou apenas eleitor deste nobre Deputado Capitão Conte Lopes.

Muitos questionam a vida militar e a vida parlamentar dele, talves seja pelo motivo de seu 6º sexto mandato consecutivo na ALESP, e confesso, o povo está votando em quem realmente trabalha e dá assistência a ele.
Mas o que eu não entendo, quais os motivos que tanto o julgam pelas mortes quando ele atuava frente a ROTA, afinal, não é direito de defesa de todo o policial revidar a qualquer confronto de seu oponente? Pela minha lógica eu penso que sim.

Na época em que ele atuava na ROTA, a ousadia dos criminosos não era como é agora, tendo em vista que bandido o temia e respeitava. Veja como o controle da segurança pública está tão remoto hoje!
Se continuarmos assim, sem uma polícia com ação enérgica, poderemos num futuro breve, ter um país como a Colômbia por exemplo, onde milícias dominam e fazem o que bem entende - apesar de não estarmos muito longe disso!

Eu penso que, mais aprovação que um parlamentar pode ter, esta não vem de nenhum órgão específico a não ser da própria sociedade que o vem elegendo pleito após pleito, e eu, com muito orgulho faço parte desta sociedade. Nós ainda queremos vê-lo, como o nosso Secretário de Segurança Pública ou Governador e, acreditamos que com um bom trabalho e apoio ele chegará lá sem qualquer problema.

Aproveito para convidar V. Sª a visitar o meu blog:
(WWW.ROTACOMANDOOFILME.BLOGSPOT.COM) e avisar que o Deputado Capitão Conte Lopes e a ROTA (RONDAS OSTENSIVAS TOBIAS DE AGUIAR - POLÍCIA DE ELITE DO ESTADO DE SÃO PAULO) ambos terão suas Histórias relatadas no (ROTA COMANDO - O FILME) em Agosto de 2008.

Sucesso, forte abraço e fique com Deus,
Davi Alves - 32
São Paulo - Capital

Unknown disse...

O Deputado Conte Lopes e o unica pessoa com condiçoes de ser Secretario Da Segurança Publica de Sao Paulo, ele conhece tudo desta area é seu trabalho, estao esperando o que?

Anônimo disse...

Esse deputado e seus asseclas são nada mais que bandidos tb. Apenas usam farda e a tribuna. Uma pena que a população de uma cidade fique no fogo cruzado entre bandidos. Os convencionais e os fardados. Nojento filmes como esse.

César
Teresina - PI

Anônimo disse...

Esse deputado e seus asseclas são nada mais que bandidos tb. Apenas usam farda e a tribuna. Uma pena que a população de uma cidade fique no fogo cruzado entre bandidos. Os convencionais e os fardados. Nojento filmes como esse.

César
Teresina - PI

Todos os direitos reservados.